Inscreva-se na Gala Guarda-Rios e assista à entrega dos prémios!

É com muito gosto que lançamos o convite para estar presente na Gala Guarda-Rios no dia 1 de outubro – Dia Nacional da Água, a partir das 19h, no Restaurante Espaço Tejo, no Centro de Congressos de Lisboa. O evento contará com um cocktail e momento musical, seguido de um jantar de beneficência e terminando com a cerimónia de entrega de prémios. As verbas angariadas neste evento reverterão para ações de promoção da proteção dos rios de Portugal, através dos projetos do GEOTA que a eles se dedicam.

As inscrições já estão abertas e poderá conhecer todos os detalhes da programação da gala e reservar o seu lugar, clicando aqui

Conheça os Vencedores dos Prémios Guarda-Rios 2021, Boas e Más Práticas nos rios em Portugal!

O Prémio Guarda-Rios é uma iniciativa do GEOTA que visa alertar para aquelas que têm sido as práticas positivas e negativas nos nossos rios, as “veias do Planeta”. Por um lado, o prémio guarda-rios boas-práticas premeia comportamentos na gestão dos nossos rios, como o envolvimento das comunidades numa perspetiva de sustentabilidade futura. Por outro lado, o prémio guarda-rios de luto evidencia práticas danosas aos nossos rios e que urge serem alteradas. 

7

Inscrições Gala Guarda-Rios

 

7

Notícias Recentes

 

VAGA COMUNICAÇÃO:  Projeto Rios Livres GEOTA

VAGA COMUNICAÇÃO: Projeto Rios Livres GEOTA

INSTITUIÇÃO E PROJETO  O GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em atividade desde 1981­­. A equipa Rios Livres - GEOTA está a desenvolver...

Ler Mais

No meu Rio

No meu Rio sinto a vida que corre, sinto o pulsar do meu coração, como se ele e eu fossemos um só. Respiro na água que corre entre as pedras, ele é o meu pulsar, ele que me limpa a Alma e refresca o corpo. Ele é vida! Ele sou eu!

Ler Mais

Pescarias no Mondego

O meu rio é o Mondego. Muitas pescarias quando era novo, muito eu nadava e mergulhava naquelas águas. Excelente iniciativa, por favor protejam os nossos rios!

Ler Mais

O beijo

Na decáda de 80, sim. do século passado, dei o meu primeiro beijo numa ponte sobre o Rio Lima. O mais estranho é que me lembro do beijo e não me recordo do moço! Obrigada por esta iniciativa! Gostei muito.

Ler Mais
Práticas Agrícolas não Sustentáveis

Práticas Agrícolas não Sustentáveis

Em Portugal, 74% da água é consumida pelo sector agrícola. Para além da dependência excessiva da água, o uso inadequado do solo leva à degradação dos recursos hídricos e a uma maior suscetibilidade para eventos de seca como o que estamos a atravessar, cenário que se...

Ler Mais
7

Perguntas Frequentes

Sobre os Prémios:

O que é o Prémio Guarda-Rios?

É um evento de atribuição de prémios de boas-práticas (GUARDA-RIOS) e de más práticas (GUARDA-RIOS DE LUTO) sobre os rios e a sua gestão em Portugal, realizado pela primeira vez em 2018.

Qual é o objetivo?

O Prémio Guarda-Rios visa alertar para aquelas que têm sido as práticas positivas e negativas nas “veias do Planeta”, premiando bons comportamentos e práticas relacionadas com a sua gestão e envolvimento das comunidades numa perspetiva de sustentabilidade futura, e, simultaneamente, denunciando práticas danosas e que devem ser corrigidas.

Quando se realiza?

A edição 2021 terá a fase de nomeações entre 8 e 27 de junho e a fase de votações entre 21 de julho a 9 de agosto.

Os vencedores serão anunciados a 23 de agosto e os prémios serão entregues na Gala Guarda Rios, dia 1 de outubro – Dia Nacional da Água.

Quantos prémios serão atribuídos?

Durante a Gala Guarda-Rios serão atribuídos os seguintes prémios:

 

Pelo Público -1 Prémio Guarda-Rios (Boas Práticas) e 1 Prémio Guarda-Rios de Luto (Más Práticas), para os mais votados, e 1 Menção Honrosa e 1 Menção Desonrosa, para os segundos mais votados.

 

Pelo GEOTA – 1 Prémio Guarda-Rios, 1 Prémio Guarda-Rios de Luto.

Em que consiste o prémio?

Sendo simbólico, serão atribuídos prémios em formato da ave Guarda-Rios a cada um/a dos/as galardoados/as. O Guarda-Rios (Alcedo atthis) foi escolhido como símbolo deste prémio por ser uma ave indicadora de ecossistemas ribeirinhos saudáveis.

As Nomeações:

Quem nomeia?

Qualquer pessoa ou entidade pode propor nomeações para o prémio do público, utilizando o formulário disponível na página principal do evento.

Um júri interno, constituído por membros dos corpos sociais e voluntários/as dos diversos grupos de trabalho

Quando posso nomear?

Entre os dias 8 e 27 de junho, nomeando aqui.

Quem posso nomear?

Guarda-Rios: pessoas, organizações (formais ou coletivos informais), empresas e instituições (públicas ou privadas) que tenham feito um trabalho meritório a proteger os nossos rios.

Guarda-Rios de Luto: pessoas, organizações (formais ou coletivos informais), empresas e instituições (públicas ou privadas) que não tenham zelado pela proteção dos nossos rios, que tenham exercido práticas danosas.

As Votações:

Quem vota?

Qualquer pessoa. O prémio do público é de votação aberta a todos, através do formulário de votação que será disponibilizado.

O GEOTA também indicará 1 vencedor em cada categoria.

Quando posso votar?

Entre os dias 21 de julho a 9 de agosto.

Os vencedores serão anunciados a 23 de agosto e os prémios serão entregues na Gala Guarda Rios, dia 1 de outubro – Dia Nacional da Água.

Quem posso votar?

Cada participante poderá votar em 1 nomeado para cada um dos seguintes prémios:

– 1 Prémio Guarda-Rios (Boas Práticas);
– 1 Prémio Guarda-Rios de Luto (Más Práticas);
– 1 Menção Honrosa;
– 1 Menção Desonrosa, para os segundos mais votados.

POSSIBILIDADE DE RECUSA DE NOMEAÇÕES:

O Prémio Guarda-Rios insere-se no âmbito do projeto Rios Livres, do GEOTA. Os objetivos e missão deste são públicos e podem ser consultados no nosso site. Como tal, reservamo-nos no direito de não aceitar nomeações contrárias aos nossos valores, apresentando no site as razões da decisão. 

Organização:

Apoios: