GEOTA marca presença no Lançamento oficial do Fundo de Água Sebou, em Marrocos!

by | Nov 12, 2019

Os desafios ambientais enfrentados por Marrocos requerem a mobilização de fundos significativos e o estabelecimento de mecanismos de financiamento sustentáveis. Neste contexto, a WWF North Africa/Morocco organizou no dia 12 de novembro de 2019, a cerimónia oficial de lançamento do Fundo de Água Sebou, junto ao Lago Aoua, e contou com a presença do GEOTA.

Durante o evento, foram assinados acordos entre o Fundo Sebou para a Água e as Organizações da Sociedade Civil beneficiárias das primeiras concessões, na presença dos vários parceiros nacionais e internacionais como o: Ministério de Equipamentos, Transportes, Logística e Águas (Departamento de Águas), a Agência da Bacia Hidrográfica de Sebou, o Departamento de Águas e Florestas, o Parque Nacional de Ifrane, a Província de Ifrane, a Direcção Provincial da Agricultura, a Fundação MAVA, WWF International, Wetlands International, Centro IUCN para Cooperação Mediterrânica e Tour du Valat e o GEOTA.

O Fundo de Água Sebou, o primeiro do gênero na região do Médio Oriente e Norte da África, é um mecanismo de financiamento sustentável baseado no pagamento por serviços ecossistémicos que possibilitam a conservação dos recursos hídricos, a restauração da biodiversidade e a preservação das atividades socioeconómicas e culturais que deles dependem.

Os seis lagos prioritários no Médio Atlas, cujos recursos hídricos estão gravemente ameaçados – Aoua, Hachlaf, Ifrah, Aguelmam Afennourir, Aguelmam Tifounassine e Aguelmam Sidi Ali – foram identificados para a implementação da fase piloto do Fundo de Água Sebou, que será implantado na bacia do Sebou a médio prazo.

YouTube player

O objetivo desta primeira ronda de projetos é demonstrar como a gestão da conservação da água e do solo, a agricultura sustentável e a proteção e restauração dos ecossistemas naturais contribuem para garantir o abastecimento de água, seguindo os quatro eixos prioritários abaixo:

  • Uso sustentável da água e do solo;
  • Agricultura sustentável;
  • Conservação e restauração de rios e áreas húmidas;
  • Proteção e gestão sustentável dos recursos naturais.

Seis Organizações da Sociedade Civil foram selecionadas pelo Comité do Fundo de Água Sebou a partir de 17 propostas apresentadas durante esta primeira chamada de projetos:

  • Hajjajaj Association (Territorial Commune);
  • Association des Sources Amghas (Territorial Commune of Sidi El Mekhfi);
  • Association Ayt Mhamed (Territorial Commune of Timehdit);
  • Federation El Amal (Territorial Communeof Dayet Aoua);
  • Association Ayt Mouly (Territorial Commune of Ain Leuh);
  • Association ASEET (Territorial Commune of Sidi El Mekhfi).


Recorde-se que o Fundo Sebou para a Água está a ser lançado no âmbito do projecto WAMAN Sebou, coordenado pelaNorth Africa/Morocco. O Sebou é uma das três bacias piloto escolhidas pela “Parceria para a gestão integrada dos recursos hídricos para a natureza e as pessoas do Mediterrâneo”, financiada pela Fundação MAVA e coordenada pela Wetlands International. Esta parceria foi lançada por sete organizações internacionais * na bacia do Mediterrâneo para conseguir mudanças no terreno e capacitar as partes interessadas na região para resolver o problema da utilização e gestão insustentáveis ​​da água.



*Parceria Global para a Água – Mediterrâneo (GWP-Med); O Centro de Cooperação do Mediterrâneo da IUCN (IUCN-Med); O Escritório Regional da IUCN para a Ásia Ocidental (IUCN ROWA); WWF Norte da África; O Instituto de Pesquisa para a Conservação das Zonas Húmidas do Mediterrâneo; Tour du Valat (França); e The Mediterranean Wetlands Initiative (MedWet).

Vídeo e fotos © WWF Morrocco

PODE GOSTAR DE…