Fridão é notícia no estrangeiro e faz manchetes em Portugal

by | Mar 25, 2019

Dia 18 de abril aproxima-se. Está a chegar a data da decisão do Ministro do Ambiente e Transição Energética sobre o Empreendimento Hidroelétrico de Fridão, com duas barragens previstas no rio Tâmega.

Um projeto de construção suspenso há 3 anos e que tem sido alvo de constante polémica. Agora, a luta para impedir a barragem, que (quase) ninguém quer chegou além fronteiras, numa peça da jornalista Marie-line Darcy para a comunidade francófona, na Radio France Internationale.

A originalidade da campanha #frinão Barragem de Fridão, Não!, lançada a 14 de março, Dia Internacional de Ação Pelos Rios e Contra Barragens, quebrou várias barreiras na comunicação de um assunto desconhecido da opinião pública mas que agora tem sido largamente noticiado na imprensa escrita e na televisão.

Com “A Primeira Petição do Mundo que Ninguém Quer Assinar”, pretende-se pressionar o Governo a cancelar o Aproveitamento Hidroelétrico de Fridão, pelo perigo que representa para a população de Amarante, pelos custos que acrescerá à fatura da eletricidade e pelos impactes sociais, ambientais e económicos na região.

Além da possibilidade de clicar em ‘Não Assinar’, os participantes são convidados a desafiar por email o primeiro-ministro a subscrever uma declaração de responsabilização pessoal pelas potenciais consequências catastróficas do colapso da barragem.

Participa também, visitando eunaoassino.com

E conhece aqui alguns destaques do que já saiu nos média sobre o assunto:


RFI (Radio France Internationale): Le projet de barrage qui met en colère les écologistes portugais  (O projeto de barragem que enfurece os ecologistas portugueses)

20/03/2019
Reportagem da jornalista francesa Marie-line Darcy, para o programa Accents d’Europe, sobre o polémico caso da barragem de Fridão.


SIC: Marques Mendes diz que a intenção do Governo é que a barragem do Fridão “não avance”

24/03/2019
Luís Marques Mendes avançou que o Governo vai travar a Barragem do Fridão, a norte do pais. O projeto é contestado pelas populações locais e pelos ambientalistas.


SIC: Governo vai decidir em abril se avança com barragem de Fridão

19/03/2019
Um eventual acidente devastaria a cidade de Amarante. O risco é elevado, mas a produtividade baixa. A barragem de Fridão vai produzir apenas 0,6% da energia elétrica do país.


Expresso | Comissão Política: Alerta sobre Barragem de Fridão

19/03/2019
Filipe Santos Costa afirmou no podcast que “sabemos hoje o suficiente sobre estes negócios do tempo do Eng. Sócrates, com a EDP, para estarmos de pé atrás e talvez olhar duas, três, quatro, cinco vezes. Mas, neste caso em concreto, a relação custo/benefício é muito pouco sustentada e a relação risco/benefício recomenda travar a fundo.”


Expresso: Fridão, a barragem que (quase) ninguém quer

17/03/2019
Quase todos os partidos com assento parlamentar (com exceção do PS) manifestaram reservas em relação à barragem do Fridão.


Público: Barragem de Fridão: “Arriscamo-nos a ficar com uma pia de água suja”

14/03/2019
Fonte oficial da empresa afirmou que “a decisão de implementação cabe ao Governo e não à EDP”


SIC: Ambientalistas lançam campanha contra construção da barragem do Fridão

14/03/2019
A barragem faz parte do Plano Nacional delineado em 2007, mas a obra foi suspensa em 2016. Em abril, o Governo vai decidir se avança ou não.


Público: GEOTA lança campanha para travar barragem de Fridão

14/03/2019
Grupo ambientalista quer “pressionar o Governo a cancelar” o projecto da EDP para o Tâmega.


Expresso: #friNão, uma petição antibarragem para “não assinar”

14/03/2019
Sob o lema “#frinão. Barragem do Fridão. Não!”, a petição quer somar cliques de quem não se quer responsabilizar pelos impactos negativos que o projeto da EDP possa trazer.


Canal Q – Rios Livres GEOTA no É a Vida Alvim

14/03/2019


SMACK.PT – “Estamos a convidar todos a não assinar a nossa petição”

14/03/2019


Público: Eficiência energética “continua a ser desprezada” pelo Governo

14/03/2019
Joanaz de Melo reprova estes grandes projectos que vão destruir “um dos últimos grandes rios em estado quase natural” e sublinha que “há alternativas”.


Diário de Notícias: GEOTA desafia opinião pública a pressionar o Governo contra a barragem de Fridão

(Lusa) 14/03/2019


A Verdade: A primeira petição que ninguém quer assinar é sobre a Barragem de Fridão

14/03/2019


PODE GOSTAR DE…