Missão

Promover, Proteger e Restaurar

os Rios Portugueses em prol

das Pessoas e da Natureza

Defendemos o cumprimento e a melhoria da legislação referente aos recursos hídricos.

Apoiamos práticas agrícolas regenerativas e sustentáveis, que não destruam o contínuo fluvial e que não esgotem os recursos hídricos.

Promovemos alternativas à construção de barragens, que permitam assegurar as necessidades humanas com menos impactos sobre as espécies e os habitats.

Como atuamos

Criamos pontes entre cidadãos, cientistas e decisores, estabelecendo uma linguagem simples e comum;

Promovemos alternativas sustentáveis no domínio da gestão integrada dos recursos hídricos, permitindo o desenvolvimento de um território mais resiliente às alterações climáticas;

Fomentamos a participação pública e a cidadania ativa, com foco nas soluções.

Objetivos

Incrementar a consciência pública sobre a urgência de proteger e preservar os rios, como forma de mitigar os efeitos das alterações climáticas e de travar o declínio da biodiversidade.

Promover e democratizar o desenvolvimento de modelos sustentáveis de gestão dos recursos hídricos com base na informação e consciencialização para os serviços prestados pelos ecossistemas ribeirinhos.

Conscencializar para os impactos negativos de atividades humanas que prejudiquem significativamente os ecossistemas ribeirinhos.

Promover a denúncia dos problemas relacionados com a degradação dos rios, como a poluição e as alterações hidrogeomorfológicas.

Fomentar o estudo e a adoção de alternativas à construção de novas barragens, garantindo opções sustentáveis no plano ecológico, social e económico.

Promover a identificação de barreiras transversais nos rios, o estudo dos seus impactos e a concretização de medidas de mitigação efetivas.

Contribuir para a implementação de um Programa Nacional de Remoção Sistemática de Barreiras Obsoletas prejudiciais aos ecossistemas ribeirinhos.

Promover o restauro da paisagem fluvial com a implementação de medidas de conservação e regenerativas como o restauro da galeria ripícola, o controle de espécies invasoras e a recuperação das populações de espécies nativas, como as de peixes migratórios.

Promover o reencontro e a vivência das populações com os rios como forma de assegurar o bem-estar social.

A realidade da Barragem do Pisão 

TORNE-SE Rio-a-Gente!

porque é tempo de agir!

Razões pelas quais deve apoiar o projeto Rios Livres

porque é urgente
| aprofundar o que sabemos sobre os nossos rios e preservar a biodiversidade e habitats fluviais;
| restaurar os rios e ecossistemas ribeirinhos para aumentar a resiliência às alterações climáticas;
| recuperar e/ou manter os serviços de ecossistemas fluviais para o bem-estar e valorizar a paisagem fluvial, a cultura e as tradições associadas;
| reconectar as populações com os rios, recuperando vivências, memórias e modos de vida;
| o envolvimento e a participação das nossas gentes nas decisões sobre os seus rios;

…E PORQUE SOMOS UMA EQUIPA DEDICADA E APAIXONADA PELOS RIOS E QUEREMOS SER A SUA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA ADERIR A ESTA CAUSA!

Parcerias

Destaques