RTP | Qual o Futuro dos Rios Portugueses? – REPORTAGEM Biosfera

by | Nov 19, 2018

A convite do GEOTA, o programa da RTP, Biosfera, esteve connosco na Primeira Cimeira Europeia dos Rios, em Sarajevo, Bósnia e Herzegóvina.

250 pessoas de mais de 30 países estiveram presentes para debater o estado dos rios na Europa com o objetivo de os salvar e parar a construção de barragens. ?

Da reportagem, destacamos os testemunhos dos nossos colegas, Ana Brazão e João Labrincha, dos Rios Livres GEOTA, e dos parceiros, Maria João Justino Alves em representação da SOS-Salvem o Surf, da Eef Silver da Wetlands International, Ulrich Eichelmann da Riverwatch, Jeroen Van Herk da Dam Removal Europe, e muitos mais!

Clica aqui para veres a Reportagem!

 


Sobre a presença do GEOTA em Sarajevo

 

Ana Brazão representou a organização portuguesa na Cimeira e apresentou o projeto Rios Livres GEOTA – vocacionado para a preservação dos rios selvagens em Portugal ameaçados por grandes projetos de produção de energia hidroelétrica, como é o caso do Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico (PNBEPH).

Será através deste projeto que o GEOTA irá continuar a luta pelo fim do PNBEPH, nomeadamente pelo cancelamento definitivo da barragem de Fridão, suspensa até 2019. Uma barragem que, a ser construída, ficará sobre uma zona de atividade sísmica, onde, em caso de colapso, colocará em risco a população da cidade de Amarante, que se encontra numa zona de auto-salvamento (onde a onda de inundação chegaria tão depressa que a proteção civil não conseguiria alocar meios para resgatar os seus habitantes).

Sabe mais sobre a Primeira Cimeira Europeia dos Rios!

 

PODE GOSTAR DE…