Select Page

Os atropelos sociais e ambientais da Iberdrola nas barragens do Tâmega | AMBIENTA-TE #1

Dez 12, 2019

Este é o Ambienta-te, o podcast da associação de defesa do ambiente GEOTA. Alguns dos temas que iremos abordar são: Alterações Climáticas, Poluição, Consumo Sustentável, Justiça Ambiental, Alternativas Energéticas e muito mais!

O tema deste primeiro episódio é o maior projeto europeu de construção de barragens para produção de eletricidade nos últimos 20 anos. É assim que a Iberdrola apresenta o seu Sistema Eletroprodutor do Tâmega (ou SET), que está neste momento em implementação e que atingirá vários concelhos do Minho e Trás-os-Montes.

Poderá também assistir à reportagem feita pelo GEOTA, sobre os desalojamentos forçados e outros atropelos da Iberdrola, que complementa este podcast, clicando aqui.

Para o primeiro episódio, não poderíamos começar melhor senão com prata da casa.

Convidámos a Ana Brazão, Coordenadora dos Projetos Rios Livres GEOTA e Rede Douro Vivo, porta-voz do movimento ProTEJO – Movimento Pelo Tejo, licenciada em Química e mestre em Engª. De Ambiente.

E o Ricardo Próspero, Assessor de Políticas Ambientais nos referidos projetos, licenciado em Arquitetura Paisagista e mestre em Planeamento e Ordenamento do Território.

É importante referir que são estas duas pessoas que representam a sociedade civil, em nome da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (a CPADA) na Comissão de Acompanhamento Ambiental do Sistema Eletroprodutor do Tâmega (a CAA-SET).

Assista a este podcast, deixe o seu comentário e partilhe a publicação para que este tema possa chegar a mais pessoas.

 

Versão Áudio:

 

Quero receber informação sobre como proteger rios

* campo obrigatório

Faz um Donativo e Ajuda-nos a Proteger os Rios de Portugal!

Selecione a Forma de Pagamento
Informações Pessoais

Total do Donativo: 5€

7

Notícias Recentes

 

VAGA: Secretariado no projeto Rios Livres do GEOTA

VAGA: Secretariado no projeto Rios Livres do GEOTA

INSTITUIÇÃO E PROJETO O GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em atividade desde 1981. A equipa Rios Livres - GEOTA está a desenvolver...

Ler Mais
Resoluções ambientais para 2022 pelo GEOTA

Resoluções ambientais para 2022 pelo GEOTA

O GEOTA sugere oito resoluções para entrar em 2022 com a pegada ambiental certa. 1. Escolher um rio ou ribeira próximo de sua casa e contemplar, durante pelo menos 5 minutos, o fluir da água, prestando atenção aos sons, à vegetação das margens, aos animais que poderão...

Ler Mais