Alternativas e Soluções
para Rios Saudáveis
Sobre as Alternativas e Soluções para Rios Saudáveis
Vivemos uma época decisiva para o futuro do nosso planeta e para a sobrevivência humana e de todas as restantes espécies. A emergência climática impõe ações concretas e inequívocas no sentido da preservação da natureza e da sua biodiversidade, da adoção de práticas agrícolas sustentáveis e regenerativas, da preservação e/ou recuperação dos serviços de ecossistemas que garantem o bem-estar das populações e a manutenção do equilíbrio ecológico essencial à continuidade da vida na Terra.
Por outro lado, a pandemia provocada pelo COVID 19 veio demostrar a importância da natureza para a saúde física e mental da sociedade.
A água e a sua escassez, no quadro das alterações climáticas, é um tema paradigmático que tem de ser abordado de forma séria, aumentando a eficiência hídrica e, consequentemente, minimizando as necessidades da sociedade em relação ao recurso água, encontrando alternativas de ordenamento de território que reflitam paisagens “produtoras” de água, invertendo a tendência de destruir os escassos recursos naturais de água doce.
Os rios e os sistemas de água doce, sendo dos ecossistemas mais ameaçados em todo o mundo, são fundamentais à sobrevivência da sociedade e de todos os organismos vivos. Os rios e ribeiras apresentam uma elevada biodiversidade de espécies e habitats, que se deve à sua heterogeneidade e à sua conectividade natural, e fornecem serviços essenciais, quer ao nível ecológico, quer aos níveis social e económico.
É por isso é urgente implementar políticas, no âmbito da gestão dos recursos hídricos e dos ecossistemas associados, que garantam um futuro sustentável, socialmente justo e ecologicamente íntegro.
Veja os videos e consulte os artigos para mais informações.









Artigos
Práticas Agrícolas não Sustentáveis
Em Portugal, 74% da água é consumida pelo sector agrícola. Para além da dependência excessiva da...
Agricultura Sustentável e Conservação dos Ecossistemas Ribeirinhos
O valor da água para a agricultura e para a sobrevivência humana é imensurável! Numa perspetiva...
Quais as alternativas existentes à construção de barragens?
No European Rivers Summit 2021, realizado em Lisboa - a maior cimeira europeia sobre os rios - ...
Soluções de Engenharia natural para o Armazenamento de Água
Relativamente às suas questões, e pretendendo-se soluções para retenção de águas pluviais para...
Sugerimos Leitura +
“Rios Livres” é um projeto do GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e tem como missão promover, proteger e restaurar os rios ibéricos em prol das pessoas e da natureza.
O projeto defende rios livres e em bom estado ecológico, mobilizando os cidadãos para a proteção e valorização das paisagens, ecossistemas e populações ribeirinhas.
COMO AJUDAR
Subscreva a Newsletter dos Rios Livres
Torne-se Associado do GEOTA
Seja Voluntário!
Faça um Donativo!
Dê bom uso aos seus impostos: Consignação do IRS!
ACERCA DE
O GEOTA é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA) de âmbito nacional, com estatuto de Utilidade Pública. Constituiu-se legalmente em 1986, mas a sua existência enquanto grupo de reflexão e educação na área do ambiente, remonta a 1981.
O GEOTA tem como missão a defesa do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável, segundo as vertentes da educação, da informação, da formação profissional, da reflexão e intervenção política, da cooperação para o desenvolvimento e da realização de ações para a resolução de problemas ambientais específicos.
ONDE ESTAMOS
© Todos os direitos salvaguardados, 2022
Subscrever a Newsletter
Rios Livres GEOTA
Ajude a Proteger os Rios!
Ao contribuir, estará a ajudar-nos a promover ações e iniciativas de sensibilização.