Chegou a CARAVANA Pelo Tâmega 2018

by | Out 11, 2018

A Caravana Pelo Tâmega está de volta à estrada!
O nosso propósito é claro: sensibilizar a população local para o grave problema que poderá cair sobre a cidade de Amarante, a construção da barragem de Fridão. Uma barragem que pouco produziria mas muito poderá destruir!

Vamos ter atividades de participação livre e gratuita durante todo o sábado, dia 20 de Outubro de 2018, em Amarante. Consulta o programa completo e vem participar!


PROGRAMA


Sobre a barragem de Fridão:

A barragem de Fridão faz parte do polémico Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico (PNBEPH), lançado por José Sócrates e Manuel Pinho em 2007. Concessionada à EDP, a sua construção encontra-se suspensa até abril de 2019 para reavaliação da sua necessidade em termos energéticos. No entanto, até agora, não são públicas quaisquer diligências do Estado nesse sentido, quais os critérios da decisão ou como é que esse processo vai ser feito.

O centro de Amarante vai estar em Zona de Autossalvamento…

A albufeira da barragem de Fridão estará sobre uma falha sísmica e próxima da cidade de Amarante. Em caso de colapso da barragem, a onda chegará ao centro de Amarante em cerca de 13 minutos, pelo que não haverá tempo suficiente para um plano de evacuação. Segundo o Regulamento de Segurança de Barragens, isto torna a cidade numa zona de autossalvamento.

Consultar todas as informações sobre a barragem de Fridão.


CONCENTRAÇÃO / SIMULAÇÃO

“E se a barragem de Fridão colapsar?”

Iremos também, durante a concentração, fazer uma simulação nas ruas de Amarante, em conjunto com a população, num formato teatral e de sátira, com o objetivo de simular o possível colapso da barragem.

Adere a este iniciativa clicando neste link!


PROJEÇÃO DE DOCUMENTÁRIO c/ Comes & Bebes Grátis!!!

“One for the River – The Vjosa Story”

Assiste a este incrível documentário sobre o Rio Vjosa – um dos últimos rios selvagens da Europa – numa épica viagem em descida de caiaque desde a sua nascente na Grécia até à sua foz no Mar Adriático, na Albânia. 272km de rio livre que estão agora em risco pela construção de 33 barragens de produção de energia hidroelétrica. Um documentário que promete captar a atenção de quem o assiste. A mensagem é clara: lutar contra barragens pela proteção dos rios livres!

Uma produção de Leeway Collective / Patagonia®


À CONVERSA SOBRE:

“Barragem em Fridão, Sim ou Não?”

Logo após a projeção do Documentário “One for the River – The Vjosa Story” iremos ter um momento de conversa sobre o suposto projeto de construção da barragem de Fridão. Um diálogo informal, e aberto a todas as pessoas que queiram participar, onde iremos apontar todos os impactes e consequências que a barragem poderá vir a ter sobre o meio ambiente, na economia local, e principalmente pelo enorme risco de segurança que a cidade de Amarante poderá correr em caso de colapso da barragem, como também a melhor forma de juntos combatermos este problema de modo a incentivarmos o cancelamento definitivo da construção desta barragem até abril de 2018.

És de Amarante ou de perto? Clica aqui e vem participar na Caravana!

PODE GOSTAR DE…