Barragens da Iberdrola provocam danos em habitações | CMTV

by | Dez 18, 2018

São vários os casos preocupantes que nos têm sido reportados por habitantes das aldeias de Ribeira de Pena próximas do local da construção da barragem de Daivões (uma das 3 do Sistema Eletroprodutor do Tâmega – SET – promovido como o maior empreendimento hidroelétrico europeu dos últimos 20 anos), concessionada à Iberdrola.

O alerta chegou-nos da Comissão de Moradores de Fonte do Mouro, que relatou os vários danos causados pelas explosões usadas na construção de um conjunto de túneis e condutas gigantes que ligarão a albufeira de Daivões à da barragem de Gouvães, para fazerem bombagem de água de uma para a outra.

A Iberdrola, quando contactada pelos afetados, recusa frequentemente responsabilidades, descartando-as para sub-empreiteiros, que por sua vez também se desresponsabilizam.

A Câmara Municipal de Ribeira de Pena tem recebido diversas reclamações mas não dá qualquer resposta nem apoia a sua população nas reivindicações junto da Iberdrola.


Reportagens CMTV


Várias casas apresentam rachas estruturais, existem relatos de os rebentamentos serem efetuados inclusivamente durante a noite e outros sobre diversas evacuações de emergência em restaurantes e cafés da zona, feitos pela GNR, a pedido da Iberdrola. Num dos casos, uma torrente de lama soterrou parcialmente uma casa, e a Iberdola recusa-se a pagar a totalidade dos danos avaliados.

Além disso, vários agricultores queixam-se de lhes terem sido impedidos acessos às suas terras de cultivo, sem aviso nem indemnização, para serem construídas estruturas secundárias da obra. Também diversos canais de rega têm sido destruídos, o que tem uma influência direta nos meios de subsistência de muitas pessoas da região.

A Iberdola (legalmente responsável por todos os constrangimentos causados pela obra, incluindo os criados pelas sub-empreitadas), reporta à Agência Portuguesa do Ambiente e à Comissão de Acompanhamento Ambiental as reclamações. No entanto, indica que todos os problemas ficaram resolvidos quando, na realidade, os relatos e as imagens da CMTV mostram o contrário.

Isto constitui um incumprimento grave das obrigações da Iberdrola enquanto concessionária.

A CMTV continuará a acompanhar o caso e promete divulgar novas informações e relatos em breve.

O Rios Livres GEOTA, na qualidade de membro da Comissão de Acompanhamento Ambiental do SET, irá continuar atento a este e outros casos, próximo das populações e disponível para continuar a ajudar e dar voz às suas reivindicações. E exigirá em todas as instâncias que a Iberdrola cumpra com as suas obrigações e tome medidas compensatórias justas para com todos os habitantes prejudicados pela construção das barragens do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.

PODE GOSTAR DE…