Barragem de Fridão gera polémica e é notícia na imprensa!


Aproxima-se a data limite para a decisão sobre o futuro da barragem de Fridão, no rio Tâmega, afluente do Douro. Um projeto de construção suspenso durante 3 anos, para reavaliação da sua necessidade energética, até 18 de abril deste ano.

É sabido que a concessionária, a EDP, através do seu presidente, António Mexia, “não se esqueceu de Fridão”. E é natural que não: a EDP terá entregue aos cofres do Estado, em 2008, quase 218 milhões de euros pelo direito de implementação. O Ministro do Ambiente também não se esqueceu, tendo utilizado a necessidade de devolver o valor como argumento para colocar em dúvida o cancelamento, durante a audição regimental de janeiro na Comissão Parlamentar de Ambiente.

Antes da audição, a equipa Rios Livres GEOTA reuniu com deputados do BE, CDS-PP, PAN, PS e PSD confirmando que juntam as suas preocupações às do PEV, partido que há 3 anos possibilitou a reavaliação do Programa Nacional de Barragens no acordo de governação firmado com o PS, que resultou no cancelamento de várias barragens e na suspensão de Fridão. Todos mostraram grandes reservas e, nalguns casos, frontal oposição em levar avante uma barragem com base num estudo de impacte ambiental que festeja este ano o seu 10.º aniversário e quando se deveria estar a promover uma reavaliação energética do projeto que aparentemente nunca aconteceu.


O próximo passo:

Por estes motivos, o GEOTA pediu para ser ouvido na referida Comissão. A audiência já se encontra marcada, para o dia 27 de fevereiro, a partir das 14h, e qualquer pessoa poderá assistir através do site do Canal Parlamento.


O que aconteceu antes:


Deputados confrontaram o Ministro do Ambiente com Fridão:

Compilação de perguntas e respostas na audição regimental da Comissão Parlamentar de Ambiente:

Correio da Manhã:

Governo decide até abril sobre construção da barragem de Fridão

 


 

PAN questionou o Primeiro Ministro sobre Fridão:

Vídeo da intervenção e resposta, no debate quinzenal do Governo na AR:

Diário de Notícias:

PAN alerta para possível tsunami em Amarante com rutura da futura barragem do Fridão

 


Também é notícia:


Público:

BE pede o cancelamento das barragens de Fridão em projecto de resolução

Público:

Entrevista ao Secretário de Estado da Energia, João Galamba

Não fecha a porta à construção da barragem do Fridão, no Tâmega “se for viável” o armazenamento.

Jornal de Negócios:

Matos Fernandes: “Não tenho nenhum preconceito contra as barragens”

RTP 3 – Mundo sem Muros:

Jornalista francesa Marie-line Darcy refere preocupação com a barragem de Fridão


A equipa Rios Livres GEOTA esteve reunida com jornalistas internacionais e ativistas locais, em Amarante, interessados sobre o polémico projeto de construção da barragem de Fridão.

Descobre a história completa aqui!

Comentar